PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encontro Regional de Setúbal

Finalidade
Promover um espaço de partilha dos resultados e conclusões das diferentes turmas e de elaboração de um manifesto conjunto com as denúncias e propostas de acção para mudar os modelos actuais de energia e dos transportes.

Participantes
150 alunos e alunas participantes na edição do Conectando Mundos 2008/2009, das faixas etárias 10-12, 12-14 e 14-17. Provenientes das localidades de Sines, Moita, Barreiro, Setúbal, Seixal e Palmela.

Localização
  • na Escola D. João II (Setúbal) onde é possível reunir os 200 alunos/as com o material necessário.
Transportes e Alimentação
  • sugestão de solicitar transporte às câmaras das diferentes localidades.
  • almoço/lanches poderão ser feitos na escola onde for realizado o Encontro ou numa escola localizada perto ao local.
Data
  • 5 Junho
Proposta de programa
O Encontro pode apresentar dois momentos. O primeiro destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a participação na edição 2008/2009 do Conectando Mundos.

O segundo momento é destinado a debater e partilhar as conclusões relativas aos modelos actuais de energia e dos transportes extraídas desta participação, através da constituição de grupos por faixas etárias ou mistos (compostos por representantes de todas as faixas etárias). No final terão de elaborar um Manifesto conjunto que inclua os seus compromissos individuais e colectivos e que seja apresentado, por exemplo, representantes do poder local, associações locais, media local (rádio, jornal) e outros.

Desenvolvimento também de um wokshop realizado por uma Associação local, como a Associação Flamingo (Seixal).

Poderemos ainda pensar: numa actividade de boas-vindas/apresentação das turmas; numa actividade de conhecimento da cidade onde será realizado o Encontro ou de um exemplo de sucesso nesta área (por exemplo, visita a um campo eólico situado na localidade); numa exposição de fotografias do desenvolvimento das actividades na turma.

O que fica por pensar/fazer:
  • decidir qual a melhor data!
  • verificar as possibilidades existentes nas restantes localidade relativamente ao transporte, junto às Câmaras/Juntas/Escolas
  • dinâmicas do programa (apresentação, trabalho em grupo...)

12 comentários:

  1. As professoras do Seixal consideram que a melhor altura para o Encontro seria depois das aulas terminarem, entre as duas fases dos exames nacionais.
    Agora precisamos de uma data concreta para que seja possível ver a viabilidade dos espaços.

    ResponderEliminar
  2. Como já enviei por email, havendo 2 locais, é difícil avançar com o evento de forma definitiva. Porque têm mais alunos envolvidos e para que se possa avançar, proponho às colegas do Barreiro que avancem. Quanto ao dia da semana, para mim o melhor é a sexta-feira.
    Fernanda Ledesma

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Outra vez

    Bem já que a Isabel é de opinião que deve ser em Setúbal, então vou fazer contactos para começar a organizar. O presidente do CE, é de opinião favorável ao evento na escola.

    A mim dava-me mais jeito uma sexta-feira, mas penso que deverá ser em Maio ou Junho, excepto 15 e 22 de Maio que já tenho outras actividades marcadas.

    Devemos evitar ser muito tarde, porque depois não há refeitório, que fica muito mais económico para os alunos.

    Quanto aos transportes proponho que cada professor tente organizar-se recorrendo à sua Câmara ou Junta de Freguesia.

    Quanto à logística na escola eu organizo-me, precisamos, então de começar a discutir as actividades a realizar.

    - Apresentação de projectos das escolas
    - Actividades em grupo???...
    - Fazemos uma sessão de esclarecimento com alguém a falar sobre o ambiente?
    - ...
    Vou colocar também no Blogue, como a Patrícia sugeriu.

    Aguardo as vossas sugestões.

    Abraço
    Fernanda Ledesma

    Olá Fernanda! Eu acho que seria preferível na escola pois isso pressupõe uma menor logística e se têm o espaço adequado por mim está bom, caso contrario terei de encetar contactos com a câmara municipal. Eu voto pela realização em setúbal.

    um abraço
    IsaTomás

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    tal como já tinha dito à Patrícia, e depois de falarmos do assunto na escola, a data que consideramos melhor é entre os exames nacionais ( de 24 de Junho a 10 de Julho). Os alunos de uma das turmas vão fazer exames e torna-se complicado envolvê-los antes.

    Um abraço

    Adriana Cabral

    ResponderEliminar
  5. "Olá Boa tarde

    Concordo que seja em Setúbal. Em Maio parece-me complicado. Se fosse possível na 2ª semana de Junho, dia 12 de Junho, por exemplo, que já não afecta tanto o trabalho lectivo com os alunos (em principio já fizeram as avaliações) seria, em minha opinião mais adequado.
    Neste momento,uma vez que o local está praticamente decidido, seria bom acertarmos a data para cada um de nós tratar de solicitar o autocarro à Câmara.

    Quanto ao programa, concordo com um espaço de partilha de experiências - mostra de trabalhos- realizados com os alunos e achava interessante a realização de alguns workshops (mais participativos e dinâmicos do que uma palestra). Posso ver com a Associação Flamingo, sediada no Seixal, se tem alguma coisa do género para jovens.

    Para já é tudo. Contem comigo para ajudar.

    Fátima Veríssimo
    (Escola Sec. Manuel Cargaleiro - Seixal)"

    ResponderEliminar
  6. "Olá,

    Eu tinha feito a sugestão à Patrícia do Encontro de realizar entre os exames nacionais. O dia 12 de Junho para a minha turma parece-me complicado, porque esles começam com exames a partir de dia 16 de Junho. No entanto, percebo que depois das aulas terminarem é difícil envolver os alunos. De qualquer forma vou falar com a turma e ver o que eles acham. Depois digo alguma coisa.

    Um abraço

    Adriana Cabral"

    ResponderEliminar
  7. "Boa tarde,

    Dia 5 também era uma boa data. Outra questão, além da dificuldade de envolver os alunos depois das aulas terminarem, são os almoços. Porque enquanto há refeitório o almoço dos alunos é 1 euro e pouco, depois é mais complicado, o alomoço ficará mais dispendioso e teremos de arranjar financiamento para pagar o almoços.

    Sem dúvida que era mais giro trazer todos os alunos envolvidos. Vão dando sugestões.

    Fernanda"

    ResponderEliminar
  8. "Boa noite

    Atendendo a que o calendário escolar vai até 19 de Junho (pelo menos para as turmas que não têm exames)- e os refeitórios nas Escolas ainda estarão a funcionar, sendo que exames só começam depois de 16 de Junho, parece-me mais adequado a 12 de Junho. Por mim, se decidirem dia 5 de Junho, tudo bem mas não poderei acompanhar a minha turma porque nesse dia é o encerramento das actividades lectivas na minha Escola e há várias actividades pelas quais sou responsável durante essa semana. Além disso, como já disse nessa semana ainda decorrem avaliações sumativas, pelo menos na minha escola.

    Fátima Veríssimo"

    ResponderEliminar
  9. "Olá Patrícia

    É muito provável eu não poder participar porque não vou ter meio de transporte. Pelo facto de ser uma turma pequena não é vantajoso alugar um autocarro porque ia sair muito caro. por outro lado, não consigo ter transporte da Câmara ou da Junta, porque tenho programadas outras actividade em que precisava de transporte e já tive resposta negativa. Já todos os autocarros foram distribuídos pelas escolas do concelho.
    Podendo participar a nível pessoal também vai ser difícil porque a 12 de Junho, vou estar fora para um curto "descanso do guerreiro".
    Fico a aguardar noticias sobre a data definitiva.
    Um abraço
    António"

    ResponderEliminar
  10. "Gostaria muito de oparticipar no encontro com a minha turma, porém e em virtude de pertencer a uma escola secundária que vai entrar em obras da Parque Escolar, as nossas aulas vão terminar, para todos os anos, no dia 5 de Junho. A partir desta data não temos alunos (falo por mim e pela Francisca que é da mesma escola) ... Além disto acresce o facto de esse ser um fim-de-semana prolongado. Acham que os alunos vão estar presentes? Eu pessoalmente não vou estar cá.
    Porém também reconheço que para os restantes colegas será difícil a realização do encontro mais cedo. Não acham que se deveria realizar mais cedo?

    Aguardo o vosso parecer

    IsaTomás"

    ResponderEliminar
  11. "Boa tarde,

    Para mim é indiferente 5 ou 12 de Junho, mas era importante definir um, para podermos preparar as actividades e não deixar ocupar os espaços na escola.
    Quanto aos transportes, não se esqueçam da hipótese do comboio, a maioria das escolas fica em localidades pelas quais passa o comboio do sado. Também não é muito dispendioso.
    Que tal cada um dizer qual a melhor data destes duas, para podermos optar pela que der mais jeito à maioria.

    bjs
    Fernanda"

    ResponderEliminar
  12. Em relação a transportes Lisboa>Setúbal >Lisboa, temos o comboio da ponte.

    http://www.fertagus.pt/Horarios.aspx?sid=79391349-a479-43fd-aaf9-78e640defffd&cntx=95SrG3v9VWsNq4xdP3Cp%2BA17brFEpbFk8vPRPsIPFNUyqQIe%2FCOGIUuU06gKCsuy

    Setúbal (mesmo a última paragem)> depois da ponte > campolide> sete Rios> EntreCampos> Roma areeiro>
    A frequencia é de hora a hora, excepto entre as 6 e a 8 da manha que é de 30 em 30 minutos. Há comboio desde as 6 da manhã até à meia noite, uma da manhã...

    Depois têm também autocarros TST (Transportes Sul do Tejo) Sai da Praça de Espanha e alguns da Expo. Também há algumas rápidas de Sete Rios da Rede Expressos, mas aí também há o comboio. Na Praça de Espanha creio que também de hora a hora, nas horas de ponta são mais frequentes.
    http://www.tsuldotejo.pt/

    O Comboio fica a 15 minutos a pé da escola.
    Fernanda
    Mais tarde posso enviar-lhe mais detalhes.

    ResponderEliminar