PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encontro Regional de Évora-Elvas

Finalidade
Promover um espaço de partilha dos resultados e conclusões das diferentes turmas e de elaboração de um manifesto conjunto com as denúncias e propostas de acção para mudar os modelos actuais de energia e dos transportes.


Participantes
  • 241 alunos e alunas participantes na edição do Conectando Mundos 2008/2009, das faixas etárias 6-8, 8-10, 10-12 e 14-17. Provenientes das localidades de Elvas, Évora, Estremoz e Montemor-o-Novo.

Localização
  • o Presidente da Câmara de Estremoz está aberto a uma proposta de Encontro e sugeriu que este fosse realizado no decorrer da iniciativa JuveMoz, dias 19 e 21 de Junho, em Estremoz.

Transportes e Alimentação
  • facilidade de pedir colaboração das autarquias no que diz respeito ao transporte?
  • alimentação?

Data
  • entre os dias 19 e 21 de Junho?

Proposta de programa
O Encontro pode apresentar dois momentos. O primeiro destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a participação na edição 2008/2009 do Conectando Mundos. Por exemplo, uma das turmas - Escola Secundária Montemor o Novo - desenvolveu uma campanha de sensibilização em formato de peddy-paper que poderá ser realziado por todas as turmas participantes no acto de apresentação dos trabalhos.

O segundo momento é destinado a debater e partilhar as conclusões relativas aos modelos actuais de energia e dos transportes extraídas desta participação. Este momento através da constituição de grupos por faixas etárias ou mistos (compostos por representantes de todas as faixas etárias). No final terão de elaborar um Manifesto conjunto que inclua os seus compromissos individuais e colectivos e que seja apresentado, por exemplo, representantes do poder local, associações locais, media local (rádio, jornal) e outros.

Poderemos ainda pensar: numa actividade de boas-vindas/apresentação das turmas; em workshops desenvolvidos por especialistas nestas áreas; numa actividade de conhecimento da cidade onde será realizado o Encontro ou de um exemplo de sucesso nesta área (por exemplo, visita a um campo eólico situado na localidade); numa exposição de fotografias do desenvolvimento das actividades na turma.


O que fica por pensar/fazer:
  • Verificar a viabilidade da proposta da Feira da Juventude em termos de datas (todos); se não for viável definir uma outra data.
  • Verificar as possbilidades existentes nas restantes localidades relativamente ao transporte (da responsabilidade de cada professor; claro que podem contar com a minha ajuda!)
  • Parecer sobre a estrutura geral do programa (os 2 momentos) e sugestões para a sua organização (todos)
  • Sugerir actividade de boas-vindas, visita local, wokshops... (todos)

1 comentário:

  1. Ola,

    As aulas na Secundaria de Montemor-o-Novo acabam a 5 de Junho. A 19 e 21, já temos os alunos de férias ou em exames. Para mim essa data não dá. Tenho pena.

    Fica no entanto o convite para todos, dia 5 de Junho - Terminus da nossa campanha com um conjunto de actividades no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, para aparecerem, participarem.

    Se alguém estiver disponivel, ainda estamos a tempo de incluir outros alunos, não importa a idade, nas nossas actividades.

    É so avisarem ate dia 29 de Abril. Fechamos nessa data o programa da Semana de Actividades.

    Esperamos por todos.

    Bom Fim de Semana

    Maria Reina Martin
    Escola Secundaria de Montemor-o-Novo"

    ResponderEliminar