PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Workshop --- Conectando Mundos: rumo a uma Educação para a Cidadania Global

Hoje, no XXIII Encontro Nacional de Professores de Geografia, foi realizado o workshop "Conectando Mundos: rumo a uma Educação para a Cidadania Global" pelas professoras Isabel Fernandes e Rosa Beliz.

Este workshop foi mais um instrumento para trilhar um caminho de Educação para a Cidadania Global na educação formal. Pretendeu-se estimular uma reflexão sobre como educar cidadãos e cidadãs para que se sintam sujeitos activos que contribuam para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Pretendeu-se, ainda, estimular o desejo de inserir actividades de ECG na sala de aula no âmbito de um processo de formação transversal e transdisciplinar.

As desafiadoras, professoras que têm colaborado activamente nas actividades de ECG promovidas pelo CIDAC, utilizaram uma abordagem metodológica participativa e cooperativa consonante com as finalidades da ECG e com a nossa forma de actuação.

Uma das dinâmicas utilizadas foi um jogo de simulação sobre o "ouro azul". Ideal para realizar na sala de aula e desenvolver a questão do acesso à água como requisito prévio para o cumprimento dos Direitos Humanos. Se quiserem experimentar enviem-me um e-mail (ed-ps@cidac.pt).

Mudar é difícil, mas é possível, necessário e urgente.
Com as nossas opções de hoje construímos o que será amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário