PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sábado, 11 de abril de 2009

Renováveis/nuclear - eis a questão!

Tenho visto na imprensa exemplos concretos da aplicação das energias renováveis que me têm surpreendido. São casas, são empresas e até já um quartel dos bombeiros (Vila Nova de Oliveira - Tábua). Este edifício surpreendeu-me, pois para além da utilização das energias renováveis, alia todos os mecanismos de reaproveitamento de produtos e águas de uma forma que todos nós deveríamos ver e dar a conhecer.

Outro exemplo vem da General Motors que já possui um apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento, assim como outras marcas de carros, para desenvolverem automóveis mais eficientes e menos poluentes, reduzindo as emissões de dióxido de carbono. A GM já fez uma parceria com a Segway para desenvolver um veículo para duas pessoas e que terá uma autonomia para 60km, movendo-se com os movimentos do passageiro. Será o PUMA (Personal Urban Mobility abd Accessibility).

Outro exemplo que nos permite rentabilizar os recursos energéticos é aproveitar as boleias, ao máximo, dentro das cidades. O Programa de Mobilidade Sustentável já tem estado a dar os seus frutos, de acrdo com estudos divulgados e prevêem-se mais inciativas no futuro muito próximo com esta partilha de transporte privado (carpool) em vez do uso do transporte colectivo de passageiros. Temos de pensar, cada vez mais, nas opções e atitudes de grupo. Esta está a resultar.
E o nuclear? Tanto se tem falado na Europa nos últimos meses, e tudo indica que os principais países da UE e até os EUA também voltam a pensar nesta energia! Na minha opinião, continuo a rejeitar liminarmente esta opção. Só de pensar nos vários desastres e o destino dos resíduos altamente poluentes e de difícil transformação que daí resultam, apetece-me dizer aos nossos homens pensantes e decisores que pensem no futuro do nosso Planeta e deixem-se de lirismos. O nuclear já mostrou os seus imensos limites. Não aceitemos mais essa alternativa.
Reparem no que nos diz um Professor universitário para que haja uma progressiva diminuição da dependência do petróleo e até do carvão:
- reforçar o investimento na investigação científica sobre as energias renováveis;
- aumentar a oferta de técnicos especializados;
- incentivar as parcerias entre empresas e instiuições de investigação;
- criar empresas ligadas às energias renováveis e reforçar as indústrias e sua espaecialização;
- incentivar os consumidores a optarem por produtos que utilizam energias renováveis;
- investir na produção de energia eléctrica, a partir de fontes renováveis.
É apenas uma questão de mudança (lenta mas possível) de mentalidades.
Isilda Lourenço Afonso - EB 2/3 de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário