PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encontro Regional de Santarém

Finalidade
Promover um espaço de partilha dos resultados e conclusões das diferentes turmas e de elaboração de um manifesto conjunto com as denúncias e propostas de acção para mudar os modelos actuais de energia e dos transportes.


Participantes
  • 99 alunos e alunas participantes na edição do Conectando Mundos 2008/2009, das faixas etárias 6-8 e 8-10. Provenientes das localidades de Sardoal e Abrantes.

Localização/Alimentação
  • na escola do Agrupamento D. Miguel de Almeida (tem refeitório, espaço para lazer, etc.) - Abrantes
  • alimentação na cantina da escola - cada aluno/a paga a sua refeição

Data
  • 27 de Maio

Programa
O Encontro pode apresentar dois momentos. O primeiro destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a participação na edição 2008/2009 do Conectando Mundos. Este momento terá de ser preparado com os professores/as antecipadamente.

O segundo momento é destinado a debater e partilhar as conclusões relativas aos modelos actuais de energia e dos transportes extraídas desta participação. Este momento através da constituição de grupos por faixas etárias ou mistos (compostos por representantes de todas as faixas etárias). No final terão de elaborar um Manifesto conjunto que inclua os seus compromissos individuais e colectivos.

As turmas vão ainda visitar o Parque Ribeirinho do Aquapolis. Trata-se de um conceito inovador onde existem e se criaram parques, com espaços verdes e infraestruturas que promovem a prática do exercício físico, em grupo, e várias actividades em simultâneo, ao ar livre (passeios pedestres, por exemplo).

10h00-10h15 - Apresentação do Encontro (objectivos e programa)
10h15-10h45 - Dinâmica de apresentação - “Quem és tu?”
10h45-11h45 - Apresentação dos trabalhos das turmas
11h45-12h45 - Visita ao Parque Ribeirinho do Aquapolis
12h45-14h00 - almoço na cantina da escola
14h00-14h15 - Visionamento do filme “Quem mexeu no meu queijo?”
14h15-15h15 - Trabalho em grupo – “Construção do nosso Manifesto”
15h15-15h35 - Apresentação dos resultados
15h35-16h30 - lanche em espaço aberto
16h00-16h15 - Leitura do Manifesto
16h15-16h30 - Dinâmica de despedida - “Os balões do mundo”

7 comentários:

  1. "Estou enviando as últimas sondagens que fiz em termos da CEI no Agrupamento D.Miguel de Almeida. Houve uma certa receptividade à ideia do Encontro se realizar aqui desde que seja até Junho, depois irão haver obras. Poder-se-ia visitar aqui perto o Parque Ribeirinho do Aquapolis. Trata-se de um conceito inovador onde existem e se criaram parques, com espaços verdes e infraestruturas que promovem a prática do exercício físico, em grupo, e várias actividades em simultâneo, ao ar livre ( passeios pedestres;por exemplo).
    Recentemente foi inaugurada a escultura de Charters de Almeida, que é a " Cidade Imaginária" que se ergue no Aquapolis em Rossio ao Sul do Tejo.
    Uma zona aprazível e acolhedora onde impera a paz de espírito e convida à meditação...
    Uma colega do Sardoal mostrou receptividade à ideia. E os restantes participantes? Aguardo que me digam alguma coisa para avançarmos ou não com a ideia. E o Cidac, o que acha? O tempo escasseia e passa rápido!
    Com os melhores cumprimentos
    O professor
    José Carlos Jacinto"

    ResponderEliminar
  2. "Em relação ao Encontro de Santarém ja me disponibilizei para ajudar o Zé Carlos da escola nº 4 de Abrantes se for realizado por Abrantes. Se necessitarem de ajuda para outro local é só dizerem alguma coisa.
    Um abraço
    Ana Nazaré"

    ResponderEliminar
  3. "Quanto à estrutura organizacional do programa do Encontro parece-me bem. Agora só falta operacionalizar. O CIDAC não poderia contribuir por exemplo na recepção aos participantes jovens dando um diplomazinho de participação dentro de uma capinha? Só é necessário definir onde? como? com quem? quando?
    SAUDAÇÕES
    JOSE CARLOS JACINTO"

    ResponderEliminar
  4. As COLEGAS DO SARDOAL SUGEREM A DATA DE 5 DE JUNHO* PARA REALIZAR O ENCONTRO. O QUE ACHAM COLEGAS DE SANTARÉM?
    BJOCAS PARA TODAS AS COLEGAS
    ZECA
    * digam alguma coisa para eu saber

    ResponderEliminar
  5. "A única data possível que vejo é a de 27 de Maio. Dá para todos assim? Quanto ao transporte como é para os alunos e os professores de fora?
    Se não se conseguir que haja sintonia não vai dar mesmo para se juntarmos, se realizar o Encontro e todos reflectirmos acerca do trabalho desenvolvido, partilharmos anseios, necessidades, convívio! Terão de ser rápidos a decidir pois o tempo escasseia. Bjocas para todos: Z.Carlos ( zeca.abt@hotmail.com).
    Espero que até breve! Mas eu não posso dizer nem fazer mais. Está nas vossas mãos ficar por aqui ou avançarmos. Tchauzinho."

    ResponderEliminar
  6. "Boa noite,

    É com imensa pena que vos venho transmitir que a nossa escola não poderá estar presente no encontro.

    Concerteza haverão outras oportunidades e eventualmente poderei vir eu pessoalmente a participar no encontro, no caso de me encontrar disponível na data em que for marcado.


    Com os melhores cumprimentos

    --
    Susana Veras"

    ResponderEliminar
  7. O ENCONTRO IR-SE-À REALIZAR COM O EMPENHO E DEDICAÇÂO QUE FÕR POSSÍVEL! QUEM DÁ O QUE PODE A MAIS NÃO É OBRIGADO, NÃO É VERDADE? TODOS SÃO NECESSÁRIOS PARA LEVAR O BARCO A BOM PORTO. VAMOS PRÁ FRENTE E ATÉ DIA 27 DE MAIO. CÁ VOS ESPERAMOS.
    BEM-VINDOS A ABRANTES.
    ZCarlos( zeca.abt@hotmail.com)

    ResponderEliminar