PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encontro Regional de Lisboa

Finalidade
Promover um espaço de partilha dos resultados e conclusões das diferentes turmas e de elaboração de um manifesto conjunto com as denúncias e propostas de acção para mudar os modelos actuais de energia e dos transportes.

Participantes
  • 563 alunos e alunas participantes na edição do Conectando Mundos 2008/2009, das faixas etárias 6-8, 8-10, 10-12, 12-14 e 14-17. Provenientes das localidades de Alfragide, Lisboa, Famões, Pontinha, Oeiras, Casal de Cambra, Portela, Ramada, Brandoa, Cacém, Queluz, Forte da Casa e Lourinhã.
Localização
  • num espaço com ar livre como o Parque das Nações (Pavilhão de Portugal)-- ideal; ou a Gulbenkian --- mais viável.

Transportes e Alimentação
  • proposta de alugar o mesmo veículo transporte para diferentes escolas -- "é uma questão dos professores das escolas se porem em contacto uns com os outros" --- ou cada escola pedir ajuda às respectivas autarquias ou encarregados de educação.
  • os almoços/lanches pedidos aos encarregados de educação.

Data
  • dia 5 o mais favorável, uma vez que é o Dia do Ambiente.
  • início do Encontro 9h30/10h e fim 15h30/16h

Proposta de programa
O Encontro pode apresentar dois momentos. O primeiro destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a participação na edição 2008/2009 do Conectando Mundos. Poderá ainda haver uma palestra com algum ilustre reconhecido por todos sobre o Consumo Sustentável. Quem??

O segundo momento é destinado a debater e partilhar as conclusões relativas aos modelos actuais de energia e dos transportes extraídas desta participação. Este momento através da constituição de grupos por faixas etárias ou inter-turmas. No final terão de elaborar um Manifesto conjunto que inclua os seus compromissos individuais e colectivos e que seja apresentado, por exemplo, representantes do poder local, associações locais, media local (rádio, jornal) e outros.

No final, pode haver uma largada de balões com mensagens, como sugerido pela Inês. E no espaço uma pequena exposição de trabalhos/uma grande parede coberta com um "deixa aqui a tua presença".

Poderemos ainda pensar: numa actividade de boas-vindas/apresentação das turmas; numa actividade de conhecimento do local onde será realizado o Encontro.


O que fica por pensar/fazer:
  • Verificar as reais possibilidades em termos de datas nas 2 localizações indicadas (eu e a Inês vamos fazê-lo)
  • Verificar a viabilidade de trazer os lanches de casa (todos)
  • Verificar as possbilidades existentes nas restantes localidades relativamente ao transporte (da responsabilidade de cada professor; claro que podem contar com a minha ajuda!)
  • Parecer sobre a estrutura geral do programa (os 2 momentos) e sugestões para a sua organização (todos)
  • Sugerir actividade de boas-vindas, personalidade para palestra... (todos)

13 comentários:

  1. proponho que se convide o professor Viriato Soromenho Marques da Universidade Clássica de Lisboa -Faculdade de Letras que é uma pessoa muito ligada à ética ambiental e à Quercus em particular.

    ResponderEliminar
  2. "Ola
    Tenho andado afastada, embora atenta....na medida do possivel
    Voto Parque das Naçoes, mt central, boas acessibilidades, Metro comboio, bus...
    Monsanto e dificil la chegar sem ser motorizado
    Belavista i mplica + de um meio de transporte
    Qt ao dia 5 junho sexta feira acho bem
    Meus sao 9 alunos
    A minha colega, que esta a trabalhar com a turma de 8º ano, a 6ª feira nao tem aulas e nao sei se nao estara ja ocupada....
    bjs e bom trabalho
    vou ver
    15 de Abril de 2009 14:24"

    ResponderEliminar
  3. "Gostaria também de manifestar a minha disponibilidade para cooperar na organização dos encontros regionais.
    Ana Lagoa"

    ResponderEliminar
  4. "Bem, se agora estou mal de tempo menos livre, dia 27 já estarei em pleno dispor para o que for necessário. Pedi aos pais dos meus alunos material de desgaste e já tenho borrachas de uma farmacêutica qualquer (não me recordo o nome agora e estou com preguiça de me levantar e ver no estojo!), pedi também bebidas a outro... Ainda não tenho respostas pois espero que nas reuniões me digam mais coisas... São muito generosos e conto muito com os senhores sempre. ´Temos ainda contactos com a Matutano...

    Considero tudo importante mas o essencial é definirmos mesmo o dia, hora e local antes de tudo. E estas definições devem ser o quanto antes! Não há nenhum colega que possa ajudar a Patrícia a redigir os ofícios? Bem, se não tiver mais ninguém eu estarei mais disponível nas noites a partir do dia 21... Muito pouco mas logo se verá o que poderá sair desta cabeça já tão cansada no início do 3º período escolar... Honestamente que tenho receio que nem nós tenhamos transporte para nos deslocarmos... Precisávamos de ter já agendado a data deste evento!!!

    Acho pertinente o ilustre convidado proposto pela Luísa Costa! Boa aposta se o senhor puder... Mas, não será uma audiência grande demais? Seria bom mesmo uns seis ou sete para os cerca de 550 participantes para que o público se envolvesse nos temas! Ainda há o problema dos espaços... 80 crianças/jovens ouvem bem uma palesta de 20 min, não mais, numa sala...

    Se há problemas, espero não ter levantado mais. Peço que seja definido 1º o dia-hora e local que prometo empenhar-me muito depois no "preenchimento" do dia!

    Tudo de bom!

    Inês Santos"

    ResponderEliminar
  5. Luísa, proponho que entre já em contacto com o ilustre Viriato Juromenho Marques para confirmarmos a sua disponibilidade, a indicação de outros ilustres, enfim, dar início às actividades do dia inesquecível!

    Proponho avançarmos para o dia 5/06, Pav de Portugal, e a hora aqui proposta para orientar os "nossos mais ilustres"!!!

    Tudo de bom!
    Inês Santos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Patrícia,

    Na 2ª feira confirmo a data e a ida da minha turma. O piquenique e o local parecem-me acessíveis e a turma mostrou-se entusiasmada.
    Há algum contacto do Professor Viriato? Há alguém mais próximo da Faculdade?

    Verei o que posso fazer para ajudar.

    Deixo um abraço.
    Bom fim-de-semana.
    Cristina"

    ResponderEliminar
  7. "Ola Patricia
    tal como ja tinha dito
    10 ano meus alunos 10
    sim creio ser possivel dia 5
    merenda sim e possivel pedir
    se mais niguem tiver contacto preveligiado eu tento
    bjs e boa estadia de 21 a 24
    bjs clara"

    ResponderEliminar
  8. "Olá Patricia

    Dia 5 de Junho é impossivel. Eu e os meus alunos dificilmente poderemos participar no encontro.

    Muito obrigado, Bom trabalho

    Maria lobo Antunes"

    ResponderEliminar
  9. "Cara patrícia,

    Informo que a minha turma está em estágio pelo que não poderá estar presente.


    Elsa Mota
    Prof. do grupo 550

    Sem o calor humano dos amigos, a vida seria um deserto."

    ResponderEliminar
  10. "olá
    Vou reenviar-vos o meu mais recente fracasso, o professor Viriato tem a agenda cheia até Outubro, enfim pelo menos demostra o interesse que os assuntos relativos ao ambiente estão a ter.
    Luísa Costa"

    ResponderEliminar
  11. "Olá Patrícia
    Não temos dado notícias, mas se o Encontro for dia 5 de Junho, nós (Alda Ceia e Paula Catarino) estaremos presentes com cinco alunos. Somos da Escola 2º e 3º Ciclos c/Sec. Aquilino Ribeiro e os nossos alunos são do 10º ano.
    Bom trabalho

    Alda Ceia e Paula catarino"

    ResponderEliminar
  12. "Olá
    Estamos com alguma dificuldade em motivar os nossos alunos para o projecto. Neste momento só pensam em médias e nos exames que se avisinham, foi por isso que ainda não confirmamos. Eu e a professora Ana adorariamos participar em tudo o que diz respeito a este concurso mas, por mais que nos esforcemos temos dificuldade em afastar os nossos alunos do velho método de ensino tradicional.De qualquer maneira, mesmo que a turma se afaste mantenho a minha disponibilidade para ajudar nos encontros regionais, ainda que eu venha a não estar presente.
    Luísa Costa"

    ResponderEliminar
  13. "Querida Patrícia... estou doente mesmo. A tensão arterial está altíssima e a medicamentação deita-me abaixo pois estou sempre em estado de sonolência... Pensei ajudar mais na organização mas não me é possível...

    Estive a consultar a programação de Setúbal e poderá ser bom mesmo. Pela faixa etária os meus serão bem mais novos pelo que teríamos que dar a volta à programação e não considero viável tão em cima do acontecimento. Tenho uma proposta pequenina: reunir as crianças das faixas etárias dos 6-8 anos no Parque do Calhau/Espaço Monsanto e combinar algo para o dia 5/06. Coisas simples como construírem circuitos eléctricos simples, ninhos, reciclagem de papel, construírem brinquedos ou instrumentos musicais com materiais reciclados, um lanche-piquenique partilhado. Para umas 100 crianças é fácil pensar em algo... Talvez um peddy-papper ou observação de aves, identificação de árvores, ...

    Irei partilhar com os colegas com crianças desta faixa etária mesmo sem o seu consentimento. Ir para Setúbal com meninos ´tão pequenos poderá dar para o "torto" por causa dos enjoos...

    Uma beijoca amiga a todos!

    Inês Santos,
    1º ciclo, faixa dos 6-8 anos"

    ResponderEliminar