PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encontro Regional de Aveiro-Porto-Viana do Castelo

Finalidade
Promover um espaço de partilha dos resultados e conclusões das diferentes turmas e de elaboração de um manifesto conjunto com as denúncias e propostas de acção para mudar os modelos actuais de energia e dos transportes.

Participantes
  • 370 alunos e alunas participantes na edição do Conectando Mundos 2008/2009, das faixas etárias 6-8, 10-12, 12-14 e 14-17. Provenientes das localidades de Esgueira, Ovar, Cacia, Sobreira, Matosinhos e Monserrate.

Localização
  • Casa da Cultura, em Ovar.

Transportes e Alimentação
  • as turmas da escola de Matosinhos conseguem transporte e as turmas das outras localidades?
  • alimentação?

Data
  • depois da inauguração da Casa da Cultura (1.º semana de Junho). que dia?

Proposta de programa
O Encontro pode apresentar dois momentos. O primeiro destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a participação na edição 2008/2009 do Conectando Mundos. Este momento terá de ser preparado com os professores/as antecipadamente.

O segundo momento é destinado a debater e partilhar as conclusões relativas aos modelos actuais de energia e dos transportes extraídas desta participação. Este momento através da constituição de grupos por faixas etárias ou mistos (compostos por representantes de todas as faixas etárias). No final terão de elaborar um Manifesto conjunto que inclua os seus compromissos individuais e colectivos e que seja apresentado, por exemplo, representantes do poder local, associações locais, media local (rádio, jornal) e outros.

Poderemos ainda pensar: numa actividade de boas-vindas/apresentação das turmas; em workshops desenvolvidos por especialistas nestas áreas; numa actividade de conhecimento da cidade onde será realizado o Encontro ou de um exemplo de sucesso nesta área (por exemplo, visita a um campo eólico situado na localidade); numa exposição de fotografias do desenvolvimento das actividades na turma.

O que fica por pensar/fazer:
  • Definir a data mais viável.
  • Verificar as possbilidades existentes nas restantes localidades relativamente ao transporte
  • Parecer sobre a estrutura geral do programa (os 2 momentos) e sugestões para a sua organização (todos)
  • Sugerir actividade de boas-vindas, visita local, wokshops... (todos)

7 comentários:

  1. A professora Julieta, do distrito de Viana do Castelo, sugeriu juntarem o Encontro Aveiro-Porto com o de Viana de Castelo, uma vez que 4 dos 5 professores que leccionam nesta região são da mesma escola. Esta junção enriqueceria o Encontro. O que acham? Sempre é viável realizá-lo em Ovar?

    ResponderEliminar
  2. A escola de Matosinhos, poderá ir onde for viavel, por nós Ovar está ok, quando quiserem nós temos muito gosto em levar uma ou as duas turmas, há uma que está com muitos problemas de comportamento, ainda temos que ver como evoluem.

    ResponderEliminar
  3. Sou a responsável pelo Conectando Mundos no Agrupamento de Escolas de Ovar, parece haver abertura para realizar o encontro Regional Aveiro-Porto, em Ovar, na Casa da Cultura. Esta vai ser inaugurada na primeira semana de Junho 2009.
    Aguardo que a Patrícia me diga quantos dias para o Encontro ( 1 ou 2)? e em que dias poderá ser, atendendo a que só poderá ser após a inauguração. A capacidade do espaço é de 370 lugares.
    Aguardo mais notícias vossas.
    Áurea Conde

    ResponderEliminar
  4. "Olá a todos,

    Adoraria participar com os meus alunos neste encontro regional, mas não sei se será possível, pois vou ausentar-me do país na semana de 6 a 13 de Junho; já propus aos meus colegas, professores das turmas envolvidas, que acompanhem os alunos sem mim, aguardo as suas respostas; antevejo ainda alguns testes marcados para essa altura, pois as aulas na nossa escola terminam a 19 de Junho, e isso dificultará a saída da escola.
    Também iremos ter dificuldade em que os pais dos alunos paguem a deslocação dos mesmos e, quanto à Câmara Municipal, tenho algumas dúvidas...
    De qualquer forma, depois de Terça-feira, dia em que faremos a apresentação do nosso trabalho "Working Together" nas celebrações do Dia da Terra, debruçar-me-ei sobre este assunto e darei uma resposta mais concreta!
    Obrigada, é um prazer estar em contacto e ter trabalhado com todos vós.
    Bom fim-de-semana

    bjs
    São"

    ResponderEliminar
  5. "Olá a todos

    Ovar não tem capacidade para receber mais de 370 pessoas que é a lotação máxima do auditório novo.
    As nossas turmas iriam participar sim.
    Depois de verem se dá pra ser aqui verificam-se os outros pormenores porque em termos de alimentação teria que ser sempre aquele sistema dos saquinhos com as sandes mas em termos de custos teremos que ver entre todos a solução mais viável.

    Mil beijinhos

    Ana Mafalda"

    ResponderEliminar
  6. "olá, Patrícia!
    Acabei de ler o seu mail sobre os encontros regionais; assim já me parece melhor; penso que só Viana não fazia sentido, uma vez que éramos praticamente todos da mesma escola.
    Segunda-feira vou conversar com as outras colegas que participaram no projecto e depois dizemos qualquer coisa.
    Até qualquer dia.
    Um beijinho da
    Arabela"

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos(as)!

    Teremos muito gosto em participar (Esgueira) e para nós Ovar é um óptimo local. Seremos, em princípio 20 alunos e duas professoras.
    Quanta à data, porque não dia 5 de Junho, dia do Ambiente? Seria uma óptima forma de o festejar... Se não um dia próximo desse (não dia 12).
    Até breve.
    Beijinhos
    Dina

    ResponderEliminar