PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

domingo, 22 de março de 2009

Guerrear pelo Ouro Azul?


O Fórum Mundial da Água a decorrer até amanhã, dia 23 de Março, subordina-se ao tema "Reconciliando diferenças através da água". Mas mais uma vez a reconciliação não parece que vá acontecer, como tem vindo a verificar-se ao longo da História, desde 2500 a.C. com o rei de Lagash, na antiga Suméria, que decidiu desviar água para matar à sede os habitantes da cidade de Umma, que disputavam entre si a fronteira.


Hoje as posições oscilam entre a água ser um direito humano, e daí a gestão racional da água, e a outra posição, a do negócio (de uma forma mais oculta). Ora, o grande e único objectivo pelo qual devemos pugnar será apenas o de nos sabermos organizar e arranjar soluções para enfrentar todos os desafios globais da água. Ela tem de estar no topo de todas as preocupações de qualquer Estado, pois o cenário que nos espera é aterrador, segundo a directora da Agência Europeia para o Ambiente. A Europa está a ficar sem água doce e a maioria dos países do velho continente estão a gastar água acima das suas possibilidades.

O aumento da população e da urbanização do mundo irá acarretar um maior necessidade de água e o aquecimento global irá contribuir para esse agravamento. Para os cientistas, algumas regiões do nosso Planeta irão sofrer secas gravíssimas e outras inundações, devido aos constantes desequilíbrios ambientais, entre eles a poluição e o sobreaquecimento da atmosfera.

Apostemos no verde e em todas as acções que limitem ao máximo os gastos de água e todas as actividades que levem a um aquecimento da atmosfera, pois o mal que fizermos hoje, iremos sofrer as consequências ainda hoje (o efeito borboleta). Toda a Natureza sofre e o ciclo de vida continua ameaçado na Terra. O ouro da Terra será, com toda a certeza, a água. Mas esperemos não haver confrontos bélicos por causa dela. Então reflictamos e comecemos já a agir com bom senso e tomadas de decisão adequadas.


Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

  1. A água esse bem de suprema necessidade, porventura o bem mais precioso à face da terra, tão linda, tão azul umas vezes, tão verde esmeralda noutras, mas sempre tão bela. É sempre bom relembrar a sua importância para a humanidade e que o homem vem malbaratando para o futuro.

    ResponderEliminar