PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Migrações (ainda mais) forçadas

Mais de 2.500 pesquisadores e economistas de 80 países participaram do encontro em Copenhaga (Dinamarca) que teve como objectivo apresentar os últimos estudos na área das alterações climáticas como preparação para a Conferência das Nações Unidas, que acontece em Dezembro deste ano.

E, num comunicado final onde delinearam 6 pontos-chave para alertar os líderes políticos do mundo, afirmam que há um risco crescente de alterações climáticas abruptas e irreversíveis.

Estes riscos, como sabemos, afectarão milhões de pessoas, em particular dos países em desenvolvimento.

Durante a reunião, o economista britânico Nicholas Sternele afirmou que se a temperatura do planeta aumentar em 5º C até o próximo século, as consequências serão dramáticas para milhões de pessoas.

O aumento do nível dos oceanos fará com que muitas áreas se tornem inabitáveis, levando a migrações em massa e conflitos violentos. "Nós poderemos ver centenas de milhões de pessoas, provavelmente biliões, que terão que se mudar, e sabemos que isso pode causar conflitos. Então, poderemos ver um grande período de conflitos em todo o mundo, de décadas ou séculos", afirmou Stern.

Stern ainda afirmou que um acordo global sobre as alterações climáticas é urgentemente necessário para evitar esse cenário, e que a crise económica pode ajudar de alguma maneira. "A inacção é indefensável. Agora é o momento de fazer com que os desempregados da Europa trabalhem em (projectos) de eficiência energética", disse.

Fonte: BBC Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário