PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sábado, 14 de março de 2009

Ainda se duvida que o aquecimento global esteja a aumentar?

As opiniões dividem-se quanto à tese do aquecimento global. Mas será que alguém duvida ainda que algo está a acontecer à nossa volta para que tantas catástrofes surjam? Será que é uma invenção? Ou serão os interesses instalados? Tantas conferências se realizam, tantos movimentos de pessoas atentas se formam, e é apenas por pura histeria? Não é com toda a certeza. Basta olharmos a Natureza para que possamos concluir que o nosso ambiente está a sofrer e pede-nos "misericórdia".

Várias são as espécies da Terra que dentro de 20 a 30 anos estarão extintas, se não se tomarem medidas para travar a subida das temperaturas. É este o alerta dado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, reforçado, hoje, pela World Wild Found (WWF) em parceria com a Earth Hour. Mais, o nível do mar poderá subir um metro até 2100, segundo os últimos estudos apresentados no Congresso sobre Alterações Climáticas em Copenhaga. Dez espécies animais estão em risco de extinção: albatroz, urso polar, orangotango,tigre, canguru, pinguim, tartaruga, baleias e golfinhos, elefantes e os recifes de coral.

O que propor para enfrentar a sua extinção? Serão estas algumas das medidas, para aqueles que estiverem a ler este texto:

- diminuir as emissões de gases nas zonas privilegiadas dos habitats destas espécies;

- reduzir a desflorestação;

- preservar ecossistemas sensíveis de cada espécie;

- trabalhar e consciencializar as populações locais de zonas de caça;

- criar uma rede de áreas marinhas protegidas;

- reduzir a poluição dos mares, a sobrepesca e a caça ilegal;
- planear o uso da terra de forma adequada;

- proteger as praias, locais de desova de certas espécies;

- conciliar as necessidades humanas com as dos animais e vegetais.


Reflictamos nestes dados e nos documentários que nos são apresentados na imprensa, para podermos agir, dando a conhecer aos nossos filhos e aos nossos alunos a realidade cruel que poderemos vir a enfrentar.

Isilda Lourenço Afonso - E.B. 2/3 de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário