PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

domingo, 17 de maio de 2009

Preocupações de Nuvens - as nossas amigas

Num dia pleno de alegria, com céu azul clarinho, encontraram-se lá na atmosfera, duas nuvens. Uma manifestava a sua alegria e felicidade, mas a outra sentia-se triste e cheia de produtos poluidores, bem malcheirosos e pesados.
A nuvem alegre decidiu meter conversa com a outra nuvem cheia de poluição, para saber o que lhe tinha acontecido.
- Por que estás triste e tão suja, malcheirosa e poluída?
- Isto é tudo culpa das fábricas, dos carros, das motas; fazem tanto mal ao ar onde andamos que algumas de nós acabam por ficar bem negras e poluídas. Tu é que tens muita sorte em não ficar como eu - respondeu a nuvem negra, amargurada.
- Mas aqui nas nossas terras não há fábricas, nem muitos carros e motas. Seria impossível tu ou eu ficarmos com esse aspecto e esse cheiro!...
- Claro, aqui não há, mas nas grandes cidades como Lisboa, Paris, Porto e outras do nosso Planeta, existe tudo o que há de mau para o ambiente. O pior é que ninguém arranja uma solução para este estado de coisas.
- Bem, deve haver alguma solução para acabar com esta praga, este malefício para todos - dizia a nuvem branquinha.
- Com toda a certeza que sim, mas ninguém quer saber de nada! - lamentava-se a nuvem negra.
- E que achas de irmos falar com o meu avô? Ele já esteve envolvido numa situação destas e acabou por arranjar uma solução. Ele é o mais esperto de todas as nuvens.
- Vamos, ao menos vai dar-nos algum conselho. Isso até é bom para nós aprendermos - concordou a nuvem poluída.
Então correram ambas à procura do avô da nuvem saudável.
- Olá, avô! Esta é a minha nova amiga. Ela está toda poluída, muito triste, sem vontade de viver, de se mexer... Viemos ter contigo para que nos possas dar uma juda. Sempre és mais experiente!
- Deixa-me cá pensar! Eu acho que tenho uma sugestão a fazer. Podíamos ir falar com a Fada Nuvem. Ela vai ajudar-nos com tudo o que for necessário. Tenho a certeza absoluta.
E lá foram todos ter com a Fada Nuvem, muito respeitada por todos os que se movem na atmosfera e que vai vigiando a Terra. Quando aí chegaram, contaram-lhe tudo o que se estava a passar. Ela ouviu atentamente e disse:
- Claro que eu vou ajudar. Nem tenham dúvidas - afirmou ela com toda a convicção.
Pegou na sua varinha mágica, deu uma volta ao mundo e, de repente, toda a neblina de poluição que envolvia a maior parte do nosso Planeta, desapareceu. A nossa nuvem poluída transformou-se numa nuvem bem branquinha, fofa e bem formosa, de tal modo que todas as pessoas começaram a admirá-la, a observá-la e sem saberem como explicar aquela transformação repentina. Era mesmo um fenómeno!
Quem dera que na realidade tudo isto acontecesse!... Mas temos de começar nós a tarefa de não provocar o lixo que vai formar nuvens ou partículas causadoras do mal-estar de todos nós e leve à extinção da vida no nosso Planeta. Nem as fadas nos podem valer!

Diana Scerban - nº 9 - 5º 10 - E. B. 2, 3 de Lamego
Professora responsável - Isilda Lourenço Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário