PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conectando Mundos no "Challenges 2009"

Comunicação sobre o papel das TIC no projecto de dimensão internacional “Conectando Mundos” apresentado na Challenges 2009 - VI Conferência Internacional de TIC na Educação que decorreu no dia 14 e 15 de Maio na Universidade do Minho, em Braga.

O projecto “Conectando Mundos” tem como suporte um espaço virtual, como meio facilitador da comunicação e colaboração entre os alunos de vários países da Europa, África e América do Sul.

Este artigo apresentou uma breve reflexão sobre as possibilidades que um projecto colaborativo e de partilha, de dimensão internacional, pode fomentar nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a que desenvolvam competências tecnológicas, temáticas e sociais.

Inclui uma breve análise sobre as implicações face ao aluno em torno de quatro conceitos: comunicação, colaboração, construção e competição.

Faz também referências à escola e à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, que neste caso, dinamizou o projecto na escola.

Integra ainda um breve enquadramento conceptual de comunidades de aprendizagem e também sobre as interacções provocadas pela integração das TIC na sala de aula.

Apresentação utilizada

Sem comentários:

Enviar um comentário