PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um Homem exemplar - low impact man

Olá, caros companheiros de "viagem ecológica"!

Tal como tinha prometido, aqui vai o resumo de um artigo do Expresso de 21/02/2009 e que se encaixa, na perfeição, nos objectivos e âmbito do Conectando Mundos.

Trata-se de Steve Vromman, de 48 anos, belga, e que nos dá vários testemunhos reais sobre a sua batalha no que se refere a atitudes e comportamentos para se conseguir reduzir as emissões de carbono. Ele é o conhecido low impact man. Ora leiam atentamente e, depois, digam alguma coisinha...

Quando iniciou esta forma de vida? - 01/05/2008

Objectivo: tentar reduzir ao mínimo o impacto directo e indirecto da sua existência sobre o meio ambiente.

Como? Proibição quase absoluta de adquirir quaisquer bens supérfluos, limitando as compras a bens essenciais: comida e roupa (em segunda mão).

O que não prescinde: sapatilhas para jogging, tinteiros para impressora e papel higiénico.

Instrumentos já abolidos: micro-ondas, chaleira eléctrica, ferro de engomar e televisão.

Instrumentos ainda utilizados: máquina de lavar, aspirador, mas com uso estritamente necessário.

Atitudes e comportamentos já em acção: carrega diariamente baldes de água, retirada de dois bidons existentes numa praceta para onde escorre a água da chuva (a da torneira é só para beber e cozinhar); com a água da chuva, faz as outras operações (gasta apenas 15l/dia/pessoa); o shampô e gel de banho foram substituídos por sabonete/sabão; os filhos só utilizam o computador 1h/dia; o duche foi substituído pela bacia/alguidar para tomar banho; para fazer funcionar o computador, é preciso pedalar a energy bike que gera energia, enquanto se pedala, assim como com o rádio; as refeições demoram três horas a preparar, pois os produtos cozem lentamente numa caixa térmica; as deslocações são de bicicleta, a pé ou em transportes públicos; peixe e carne abolidos; aquisição de produtos através de food team (famílias unidas para comprarem directamente a produtores locais); alguns produtos são biológicos e orgânicos; os outros produtos são comprados nas lojas e mercados da zona; as embalagens foram abolidas e as que se adquirem são apenas as reutilizáveis (por exemplo, para transportar ovos); produz um quilo de lixo por mês; garrafas acumuladas em Maio cabem numa caixa de madeira e no saco das embalagens (faz isto há 10 meses e está meio cheio); o seu MP3 funciona à manivela.

Como é a habitação? Apartamento em Sint-Amandisberg, que sofreu alterações com a ajuda de uma empresa de "autoria energética", para minimizar as perdas de energia; chão revestido por uma superfície de madeira oca, recheada com cortiça obtida de rolhas trituradas; isolamento das janelas reforçado; lâmpadas de baixo consumo.

Alterações esperadas: conta de electricidade e gás deve diminuir dos 800 euros anuais para 350 euros. Poderá continuar a viver assim durante 22 anos.

O que é necessário fazer? Trabalharmos juntos; desenvolver projectos de bairros de baixo impacto; painéis solares; produção de comida e partilha de viaturas.

É mesmo para reflectir!...

Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

  1. Isilda:

    "É mesmo para reflectir!". Tens toda a razão. De facto, tenho de modificar muitos dos meus hábitos pra diminuir o meu impacto sobre o ambiente!
    Lídia Valadares

    ResponderEliminar