PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Questionário sobre o modelo de consumo de energia

Na plataforma Moodle da nossa Escola, a Escola Secundária Eça de Queirós (Olivais, Lisboa) criámos um questionário, a partir da documentação de apoio da edição deste ano, sobre o efeito borboleta. O questionário foi respondido pelos alunos do 2T2AE e do 2T2OI sobre os nossos modelos de consumo de energia.
Os alunos tinham de responder às seguintes questões, com as seguintes alternativas:
a) (Quase) sempre
b) Às vezes
c) (Quase) nunca

Agora vamos pôr o questionário aberto a todos os professores e a todos os alunos da Escola. Vamos imprimi-lo e passá-lo em todas as turmas, e depois comparar por sexos, idades, nível de escolaridade, profissões (estudante, professor e funcionário) e habilitações académicas.

1. Uso pilhas recarregáveis.
2. Compro telemóveis/mp3 com baterias eléctricas.
3. Uso o meu telemóvel/mp3 em modo de poupança de energia.
4. Sigo cuidadosamente as regras dos fabricantes.
5. Não deixo o telemóvel/mp3 em standby, nem deixo os carregadores ligados à corrente.
6. Desligo o monitor do computador quando não estou a utilizá-lo.
7. Desligo tudo (computador, impressora, etc.), quando não estou a utilizá-los.
8. Não deixo o computador em standby, e ou ligado à corrente quando não estou a utilizá-lo.
9. Faço a manutenção ao computador, de maneira a que ele possa durar mais tempo.
10. Compro computadores (impressoras, etc.) que possam ser reparados, sem ser preciso estar a deitá-los fora logo à primeira avaria.
11. Vejo se há possibilidades de recarregar os cartuchos de tinta da impressora, ou os tonners.
12. Desligo a consola (ou outro aparelho deste género) depois de o usar.
13. Não deixo a consola em standby, nem deixo o carregador ligado à corrente.
14. Faço a manutenção da consola para que tenha uma vida mais prolongada.
15. Compro consolas que podem ser reparadas ou arranjadas.
16. Em minha casa, temos o cuidado de regular as ventoinhas, os aparelhos de ar condicionado e os aquecedores para as temperaturas mais correctas, sem ser no máximo.
17. Em minha casa, apagamos as luzes e desligamos os aparelhos quando não estamos a utilizá-los.
18. Em minha casa, dizemos uns aos outros algumas maneiras de poupar energia com a luz e com os aparelhos.
19. Em minha casa, temos a preocupação de comprar aparelhos (máquina de lavar roupa, louça, etc.) de eficiência A quanto ao consumo de energia.
20. Em minha casa, antes de comprarmos um aparelho qualquer discutimos se vamos usar o aparelho muitas vezes ou não.
21. Em minha casa, usamos os transportes públicos.
22. O(s) meu(s) pai(s) levam também amigos do trabalho ou colegas meus da escola no carro.
23. Em minha casa, há bicicletas e usamo-las muitas vezes.
24. Na zona onde vivo, as pessoas estão contentes com os transportes públicos.
25. Na zona onde vivo encontram-se facilmente sítios para andar de bicicleta.
26. Faço o caminho de casa para a escola e da escola para casa em segurança.
27. Na zona onde vivo, as pessoas encontram facilmente sinais de trânsito.
28. No meu bairro a iluminação pública é boa e é bem usada (ligada de noite e desligada de dia).
29. Noto que no meu bairro há a preocupação de poupar energia pública.
30. No meu bairro, encontram-se marcas de vandalismo (candeeiros partidos, portas e paredes pintadas, etc.)
31. No meu bairro, vê-se pessoas que ligam a electricidade aos postos públicos, ou ligam a água à canalização pública, para não terem de pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário