PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

O que é isto de microgeração?

O Projecto "Conectando Mundos" tem permitido a curiosidade não só dos alunos, mas também dos professores. Isto de energia tem muito que se lhe diga! Quanto mais investigamos e lemos, mais descobrimos ou então andávamos "às escuras", ou seja, uns autênticos iletrados em matéria de energia e de recursos enrgéticos.

Descobrimos outra forma alternativa de conseguir energia: a microgeração. Nunca tinha pensado nisto, mas a verdade é que tem mesmo lógica. É que o nosso país tem condições climatéricas excelentes que permitem a utilização conjunta de duas importantes fontes de energia, conjugando-as: o sol e o vento.

Este tipo de energia é gerada pelo próprio consumidor, podendo ser pessoas ou empresas, que utilizam equipamentos de pequena escala, painéis solares, microturbinas e micro-eólicas servindo para aquecimento de águas ou para a produção de energia eólica, depois vendida à rede de distribuição.

Assim, todos nós podemos transformar-nos em miniprodutores de electricidade trazendo ganhos para a família. É uma questão de investimento. Prevê-se que dentro de 20 anos, 5% da electricidade consumida em Portugal será obtida por microgeração.

Isto é fantástico! Viva o sol, viva o vento!

Até ao fim do Projecto, que mais iremos aprender? Todos os dias descobrimos coisa novas. Estamos sempre a aprender, não haja dúvida!

Isilda Lourenço Afonso e alunos do 5.º 1 - E. B. 2/3 de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário