PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Em conexão

  • A caminho da Escola, um caminho longo a percorrer, uma rádio para acompanhar e … uma notícia – um concurso? Que concurso? Que chatice, o que é interessante não poderia ser transmitido em português?! Abençoada tecnologia. Trata-se do projecto Conectando Mundos – Alterações Climáticas!
  • Conectar? Com quem? Onde? Quando? Por quê? Para quê?
  • É um Projecto … Pretende promover a Cidadania e envolver jovens de todos os países na construção de um mundo melhor.
  • Parece-me algo Bem Apetitoso, com sabor a Curiosidade, Aprendizagem, Conhecimento, Relações, Viagens,…
  • Uma aventureira para partilhar o percurso. A ‘equipa’ está formada, agora há que navegar.
  • Mas faltam as cartas de navegação!
  • E-mails e mais e-mails, o que é isto? Duas sessões para professores!
  • É para já.
  • O jogo começou. É divertido responder aos desafios, interagir, pensar, aplicar, …
  • Foram dois sábados a brincar aprendendo e brincando a aprender.
  • Sabe a pouco!
  • Será o Projecto Conectando Mundos – Alterações Climáticas um jogo, um desafio,…? Quais são as regras e os produtos? Será que há tempo?
  • Abriu o curso online para os professores.
  • Como será? Deixa ver, ….?
  • A plataforma é bonita e funcional!
  • Só pedem a apresentação?!
  • Não é assim tão difícil.
  • Será sempre assim?!
  • O rapaz pede Ajuda. Vamos lá ver!
  • Roda das responsabilidades.
  • Como estão os consumos?
  • Ai, ai, ai…..! Afinal, ainda há muitas coisas a corrigir e a fazer.
  • Os materiais são atractivos, prendem a atenção: power points sobre energia e contrapublicidade. Será que é para mostrar já aos alunos ou só quando começarem os seus desafios?!
  • Agora, há que construir um lema para a campanha contra publicitária.
  • Ideia curiosa e pertinente: combater o consumo com as suas armas! Pegar nas técnicas de persuasão para não consumir!
  • Em que áreas intervir? Como fazer?
  • Uff, que alivio! Afinal, os professores não têm que realizar a campanha, é um simulacro.
  • E agora vamos apresentar aos alunos o Projecto e esperar para ver.
  • Construir a apresentação da turma.
  • Tudo em branco?! Onde está a foto? O texto, é assim que se apresentam!
  • Até que enfim. Etapa comprida e cumprida!
  • Etapa seguinte – a Roda das Responsabilidades.
  • Afinal, parece que os comportamentos se repetem. Temos que intervir!
  • Construir um lema?! “É este! É esse! Não, aquele é melhor. … E se fosse este? «Vive intensamente, preservando o Ambiente.» “ Uff! É este o lema.
  • Surpresa! As outras turmas escolheram o nosso lema.
  • Chuva de ideias: O que podemos fazer na campanha? “Eu faço isto e mais isto! Tu aquilo e aquilo. Ele aquele outro e ainda …”
  • Onde estão os trabalhos?! A música, os textos, as fotos, os vídeos, o blog?!
  • Adormeceram?
  • Será que a viagem fica por aqui?
  • Mesmo a calhar, um vento de feição. Alcançaram o blog e os textos.
  • Passou tudo tão depressa!
  • Podíamos ter feito tanta coisa!
  • Para o ano continuamos?
  • Claro.
  • E se não estivermos juntas?
  • Não há problema, porque estaremos sempre conectadas.

Ana Cristina Lagoa e Luísa Maria Costa

Forte da Casa, 5 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário