PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Canção da EB1/JI das Ribeiras

Liberdade de sonhar


Como os nossos antepassados
Somos livres para migrar
Sem limites de fronteiras
Como as andorinhas, voar!

Respeito ao migrar
A Liberdade de sonhar
Respeito ao migrar
A Liberdade de sonhar

Aprender outras línguas,
Outras tradições
Com respeito e responsabilidade
Por todas as nações.

Respeito ao migrar
A Liberdade de sonhar
Respeito ao migrar
A Liberdade de sonhar

Conhecer novos amigos
Com eles crescer e brincar
Viver em respeito
Poder trabalhar e sonhar!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Conhecemos uma História de Vida



Hoje foi dia de entrevista na aula com uma imigrante ucraniana. A nossa professora convidou-a e ela aceitou logo. Todos nós tentámos encontrar alguém, mas todos recusaram, porque estavam a trabalhar ou tinham um certo receio em falar de uma situação um pouco delicada.
Foi mesmo bom. A nossa entrevistada era muito culta. Possui um curso profissional de costureira e ainda tem um curso universitário de finanças. Falou-nos de muitos aspectos da Ucrânia e das dificuldades que a obrigaram a migrar.
Insistiu connosco para que estudemos e nunca nos deixemos cair no pessimismo. Mesmo que tenhamos muitos problemas, há que ser sempre optimista.
A grande dificuldade que teve de enfrentar e ainda continua a enfrentar é a língua. Ela gostava que na nossa cidade houvesse um curso de Língua e Cultura Portuguesa. Ainda comprou um livro para aprender as letras e algum vocabulário, mas sem praticar a oralidade, é impossível conseguir falar a nossa língua.
Ela aconselhou-nos a aprendermos o Francês, o Inglês e o Alemão para nunca termos dificuldades na vida, se precisarmos deslocar-nos ao estrangeiro ou migrar. Mas o melhor é nunca deixarmos o nosso país, apesar de ela gostar do nosso e não o trocar por outro para migrar. O dinheiro não é tudo. Também é preciso paz e saborear as pessoas e o que nos rodeia.
Ficámos a saber que Lamego é para ela uma cidade onde se sente muito bem, porque soubemos acolhê-la.


E. B. 2,3 de Lamego - 6º 1

domingo, 7 de março de 2010

A humanidade instintiva nos animais

Este vídeo podia ter a ver com racismo, com instintos, com compaixão, com espanto.
No fundo, é um vídeo que mostra que temos na nossa condição animal as bases para tratar bem os outros. Por exemplo, quando o outro é um imigrante.
Veja-se bem a que ponto vai a "humanidade instintiva" do leopardo. Para se manter junto do macaquinho, deixa a hiena levar a comida que caçara... e que, na verdade, bem necessita.
video

Literhart - Dica de Leitura: "O círculo dos mentirosos - contos filosóficos do mundo inteiro" | literhart.spaceblog.com.br

Literhart - Dica de Leitura: "O círculo dos mentirosos - contos filosóficos do mundo inteiro" literhart.spaceblog.com.br

segunda-feira, 1 de março de 2010

Arte, Migrações e Desenvolvimento

HISTÓRIA EM CURSO DE Hannah Collins Fotografia e Vídeo

Ao chegar a Madrid no dia 19 de Fevereiro de 2010, para visitar a ARCO, Feira de Arte Contemporânea de Madrid 2010, levava comigo a ideia de visitar também o espaço de arte Caixa Fórum de Madrid, pois tinha ouvido falar muito dele, não só como espaço de arte, mas também como obra de arte arquitectónica. Neste, o que não esperava encontrar, era uma exposição de fotografia e vídeo, onde as películas "La Mina, Paralelo e História em Curso" que dá o nome à exposição, tratavam da temática Migrações, a mesma temática do Projecto Conectando Mundos e cujas preocupações se mantêm constantes tanto na exposição como no projecto.
A fugaz vida moderna entrelaça entre memória e história a vontade de expressar estas experiências verdadeiras através das imagens.
Os filmes são explorações ricas e completas do poder de localização que combina várias formas de questionar.
Que significa chegar a um outro mundo dominado por forças imprevistas?
Embora em contextos diferentes, as imagens mostram-nos que a procura de uma vida melhor, uma vida mais estável, dá origem a outras dificuldades. A procura de emprego, os problemas sociais, políticos, económicos e por vezes até raciais são entraves e forças imprevistas.
A arte de Hannah Collins é poética e ao mesmo tempo política. Trata-se de uma arte com um impulso realista que descreve a complexidade do mundo tal e qual é, mas desejando que ele seja melhor.

Núcleo de Educação Ambiental da Escola Básica 2/3 Bernardino Machado em Joane
Coordenador - Arlindo Araújo