PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Testemunho para o "Senado" espanhol

Um Trabalho com futuro

O nosso trabalho final do Projecto Conectando Mundos foi um desafio à nossa consciência ecológica, cívica e ambiental, numa construção e desenvolvimento da cidadania global. O problema abordado foi o Aquecimento Global e os malefícios que sofremos com este fenómeno.
O tema global era "O Efeito Borboleta", ou seja, qualquer coisa ou
desequilíbrio que aconteça num lado do Mundo, irá fazer sofrer pessoas e o próprio ambiente noutras partes do Planeta. É com como o bater das asas de uma borboleta: há o batimento e esse acontecimento provoca logo o seu voo. Também na Terra, basta haver a libertação de poucos gases das fábricas, carros, etc., para logo provocar a sua deslocação na atmosfera e haver alteração na temperatura e na composição do ar. O ar desloca-se e vai levar tudo isso para outros lados. Tudo se vai acumulando na atmosfera e se vai alterando o clima e a forma de viver.
Há que começar a pensar naquilo que fazemos todos os dias para evitar a destruição da atmosfera e de todos os seres da Terra.
Como para este nosso Projecto tínhamos de apresentar um invento, onde se aplicasse a nossa imaginação, as energias alternativas e produtos recuperados, decidimos começar pela nossa escola.
Então, achámos que, num futuro muito próximo, uma turbina eólica forneceria energia para todo o edifício da escola e com painéis solares se pode obter energia suficiente para o aquecimento da água do ginásio. Desta forma, aplicámos o conceito de microgeração (aliar dois tipos de energia para a autonomia energética de toda a escola e pode mesmo acontecer que se possa conseguir vender energia).
Com a ajuda, a orientação e as explicações dos nossos professores, elaborámos uma maquete que dá uma ideia daquilo que pode vir a ser uma escola com engenho, não poluidora e ser auto-suficiente ao nível da energia.
Antes desta construção, tivemos outras etapas em que contactámos com equipas de outros países e tivemos de imaginar "Um Dia Sem Energia". Foi engraçado!
O Projecto Conectando Mundos significa ligar países, pôr em comum as pessoas, conhecer ideias e vivências para nos enriquecermos e sermos cidadãos conscientes daquilo que fazemos: a chamada Cidadania Global.
Ficámos a conhecer outros inventos de outras equipas. Tudo isto nos despertou para os problemas ambientais e as atitudes que devemos tomar para que o nosso planeta Terra não morra.
É difícil, mas tudo se pode conseguir se for com boa vontade e ensinando as outras pessoas que não sabem, ou não querem saber. Temos de saber sonhar para podermos concretizar as nossas ambições e os nossos desejos.
Ah, já nos esquecíamos de dizer que nós somos os "Pequenos Engenhocas"!

Só mais uma pequena nota. A nossa escola esteve representada na II Montra de Oportunidades, realizada pela autarquia. Houve um concurso de Projectos de todas as escolas do Concelho de Lamego, inclusivamente as profissionais, e o nosso invento deste projecto representou a nossa escola, depois de bem explicado perante um júri e uma grande assembleia de pessoas curiosas e atentas. Quando foi da atribuição do 1º prémio, foi a nós que o atribuíram. Nem queríamos acreditar! Desta forma, ganhámos todos e fomos reconhecidos publicamente por todo o nosso empenho, desejo de aprender e mostrar que é bom trabalhar e esforçarmo-nos.

Alunos e professores do 5º 1 - E.B. 2,3 de Lamego

Breve reflexão conjunta da turma 5º 1 – E.B. 2,3 de Lamego

Nome: “Os Pequenos Engenhocas”
Idades: 10-12 anos
Escola: E.B. 2,3 de Lamego
Ano de escolaridade: 5º - turma 1

Após um questionário, sobre o balanço do nosso Projecto “Conectando Mundos”, apresentamos aqui as nossas conclusões.


1- O que achaste da participação no Conectando Mundos”

Foi uma experiência muito diferente em relação ao tipo de aulas e de assuntos que nós tivemos de abordar e de reflectir. Ficámos mais ricos em conhecimentos sobre o nosso planeta Terra.

2- Como foi a experiência de trabalho on-line com alunos e alunas de outros países?
Esta fase do Projecto foi a mais desafiadora,, porque nunca tínhamos tido contactos com a Internet e muito menos sabermos estar em comunicação, escrever, preencher, responder e dar conta das ideias e linguagens diferentes. Estávamos sempre ansiosos pelas horas em que iríamos estar em contacto com alunos de outros países ou regiões. Até chegámos a gravar as mensagens.

3- Quais foram as principais conclusões a que chegaram na tua turma?
De uma forma geral, quase todos nós chegámos às mesmas conclusões:
- os meios informáticos permitem-nos estar actuais, trocar ideias, pesquisar e comunicar para podermos conseguir tomar decisões acertadas sobre Ambiente;
- demos conta que não é nada fácil viver sem energia;
- passámos a conhecer tipos de energia que não conhecíamos e como fazer para as obter;
- reflectimos e dialogámos quantos às vantagens e desvantagens de cada uma;
- de todas, achámos que a eólica e a solar são as que mais nos interessam na nossa região e cada país deve escolher aquelas que se adequam às características de clima e de outras condições que possuam, explorando essas possibilidades;
- é preciso darmos o exemplo aos mais crescidos daquilo que se deve e não se deve fazer quanto ao Ambiente;
- divulgar ideias e exemplos de outros países no que se refere à energia e como resolvem os seus problemas;
- fazer sessões com as pessoas que estão ligadas às escolas, às autarquias, ao governo e ministérios para haver diálogos quanto aos apoios a dar;
- penalizar todos aqueles que não cumprem com os seus deveres no que se refere aos cuidados com o Ambiente.

4- Tiveste oportunidade de comentar a participação nesta experiência à tua família?
Todos nós falámos, dissemos o que aprendemos e até mostrámos o que construímos não só aos nossos pais como até à comunidade. Foi mesmo excelente. Toda a gente apreciou o trabalho e comentou. Só falta concretizar na realidade.

5- Que hábitos estás disposto a mudar agora?
Muitos: tomar banho de duche, aproveitar a água suja para regas, utilizar produtos que não contenham embalagem plásticas, deixar os herbicidas e substituir pelo estrume, aproveitar a água da chuva, andar ao máximo de bicicleta, a pé ou de charrete, substituir as lâmpadas por outras mais ecológicas, separar bem o lixo, etc.

6- Existe alguma mensagem que queiras deixar ao mundo e arredores?
Crianças e jovens, lutemos por aquilo que necessitamos e queremos ter no futuro. Ensinemos aos adultos aquilo que aprendemos; recusemos fazer algo que vai contra o ambiente e o nosso bem-estar!
Alunos do 5º 1 - E.B. 2,3 de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário