PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Conhecemos uma História de Vida



Hoje foi dia de entrevista na aula com uma imigrante ucraniana. A nossa professora convidou-a e ela aceitou logo. Todos nós tentámos encontrar alguém, mas todos recusaram, porque estavam a trabalhar ou tinham um certo receio em falar de uma situação um pouco delicada.
Foi mesmo bom. A nossa entrevistada era muito culta. Possui um curso profissional de costureira e ainda tem um curso universitário de finanças. Falou-nos de muitos aspectos da Ucrânia e das dificuldades que a obrigaram a migrar.
Insistiu connosco para que estudemos e nunca nos deixemos cair no pessimismo. Mesmo que tenhamos muitos problemas, há que ser sempre optimista.
A grande dificuldade que teve de enfrentar e ainda continua a enfrentar é a língua. Ela gostava que na nossa cidade houvesse um curso de Língua e Cultura Portuguesa. Ainda comprou um livro para aprender as letras e algum vocabulário, mas sem praticar a oralidade, é impossível conseguir falar a nossa língua.
Ela aconselhou-nos a aprendermos o Francês, o Inglês e o Alemão para nunca termos dificuldades na vida, se precisarmos deslocar-nos ao estrangeiro ou migrar. Mas o melhor é nunca deixarmos o nosso país, apesar de ela gostar do nosso e não o trocar por outro para migrar. O dinheiro não é tudo. Também é preciso paz e saborear as pessoas e o que nos rodeia.
Ficámos a saber que Lamego é para ela uma cidade onde se sente muito bem, porque soubemos acolhê-la.


E. B. 2,3 de Lamego - 6º 1

Sem comentários:

Enviar um comentário