PERGUNTAS PARA TODOS

Participa nas sondagens Conheço imigrantes de... e Quais são os problemas dos imigrantes.
Basta clicar nas caixinhas, as que quiseres.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Carnaval na Escola Básica 2/3 Bernardino Machado de Joane

Do professor Arlindo Araújo recebemos a seguinte carta, que se refere ao álbum de fotografias que passa na barra lateral deste blogue:

Integrado no desenvolvimento da unidade de trabalho “O Carnaval”, os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica 2/3 Bernardino Machado em Joane, trabalharam esta unidade para dar cumprimento ao Plano Anual de Actividades e cumprirem alguns objectivos dos projectos ligados à Eco Escola e também ao Conectando Mundos, visto Reutilizarem/Reciclarem materiais na execução dos seus trabalhos.
Todos os princípios orientadores, indicavam que as máscaras deviam ser construídas através da reutilização/reciclagem de materiais. Estes princípios, levaram os alunos a recolherem ao longo dos tempos que antecederam esta unidade, os resíduos necessários, como: embalagens de detergentes líquidos, papel de jornal, papel de revista, cartões, etc.
Os cabeçudos que são visíveis nas fotos durante a construção e em desfile, foram construídos através do recurso a uma estrutura com tiras de cartão canelado de caixas de cartão mais grosso, unidas por fita-cola de papel (fita gomada). Seguidamente colam-se fitas de papel de jornal com cola branca (madeira) aguada. Após estar tudo revestido e com alguma dureza, devido à acção da cola, faz-se uma selecção de papel de revista com tonalidades que se pretende dar cor e está pronta a usar.
As outras foram construídas através da técnica do balão, onde o balão, papel de jornal e cola branca (madeira) são a base, juntamente com tinta de água.
As máscaras de plástico são feitas com plástico de embalagens (lixívia, detergentes, amaciadores, etc.), reproduzidas através do amolecimento do plástico pelo calor e levadas a um molde e contra-molde, feito em gesso. O plástico mole, em contacto com o molde, é forçado a obedecer à forma com o contra-molde.

Sem comentários:

Enviar um comentário